História do Clube Naval

    O Clube Naval de Brasília (CNB) foi fundado em 9 de março de 1974, por Decreto do então Presidente da República, o General EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI, para atender a um anseio dos Oficiais da Marinha e familiares residentes na Capital Federal, de possuir um local adequado para a prática de atividades sociais, desportivas e recreativas.
    À solenidade de inauguração compareceram o Presidente da República e Sra. Scylla, sua esposa, além do Vice-Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministros de Estado e personalidades civis e militares, tendo sido recepcionados pelo Ministro da Marinha, o Almirante ADALBERTO BARROS NUNES, e pelo Comandante Naval de Brasília, o Contra-Almirante REYNALDO ZANNINI COELHO DE SOUZA, seu primeiro Comodoro.
   O projeto do Clube é de autoria do arquiteto Sérgio Bernardes, considerado à época uma das mais belas linhas arquitetônicas da Capital. De um total de três etapas, a primeira fase da construção foi entregue à Construtora Loyo S.A.
    Desde sua inauguração, o CNB foi planejado para receber em seu Quadro Social, além dos Oficiais da Marinha, os Oficiais das demais Forças, Adidos Militares estrangeiros acreditados no Brasil e civis residentes em Brasília.
     A primeira Diretoria do CNB tomou posse no dia 1º de março de 1974.
    De acordo com o primeiro Estatuto, o CNB foi classificado como “uma entidade militar, sem existência jurídica própria, integrante do Comando Naval de Brasília.”, vindo a adquirir personalidade jurídica em 1º de janeiro de 1977, quando foi considerado uma “Associação Privada”.
    Anos após, em 28 de agosto de 1993, recebeu nova inscrição como filial da Associação Abrigo do Marinheiro (AMN), permanecendo como “Associação Privada”.
Hoje, o CNB constitui a Diretoria Seccional Sul (DSS) do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em Brasília (DRAMN-BSB), o qual integra a estrutura da AMN, com sede no Rio de Janeiro.
    A AMN, fundada em 12 de outubro de 1919, é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública pelo Decreto nº 4.287, de 29 de junho de 1921.
     O Comodoro do CNB é regimentalmente exercido pelo Comandante do 7º Distrito Naval em exercício.
    Faça parte dessa história e permita que o Clube seja parte da sua. Ele tem muito a lhe oferecer em lazer, conforto e diversão. Venha escrever seus próximos capítulos associando-se ao Clube mais bonito de Brasília.

Associe-se ao Clube Naval!

 

Clique nas imagens abaixo para ver as fotografias que marcaram a História do Clube Naval:

Notícias do Clube...

Patrocinadores


Conteúdo da coluna direita